Fatores Que Reforçam O Investimento Estratégico em RH

De fatores económicos a legais, são algumas as influências que determinam o sucesso das contratações e separam os conceitos de custo e investimento, no que diz respeito aos Recursos Humanos.

A gestão estratégica de RH mostra-se fundamental para o sucesso organizacional e por isso, hoje sublinhamos alguns fatores para ajudarão à reflexão interna e tomada de decisão.

Instabilidade Económica e Trabalho Remoto

A instabilidade económica faz-se sentir no plano financeiro das Empresas, limitando de forma contínua o budget alocado aos RH.

Por outro lado, o crescimento no número de contratações internacionais via trabalho remoto, compõe uma das ameaças à permanência dos colaboradores e à baixa rotatividade tão desejada.

O investimento contínuo na promoção da performance e cultura interna nunca se mostrou tão decisivo. As ofertas vão além do imaginável e todos os dias compete pela presença dos seus colaboradores - mesmo que não o sinta.

Crescimento de Transtornos Psicológicos Diagnosticados

Estudos e registos oficiais observam uma tendência crescente no diagnóstico de transtornos psicológicos em Portugal, com níveis de ansiedade e depressão entre os mais elevados da UE (European Comission, Portugal 2023).

O acesso ao conhecimento e disseminação de informações sobre saúde mental, resultam no aumento da procura de profissionais e consequentes diagnósticos.

A seleção de RH apoiada por métodos psicológicos, assim como a aplicação de estratégias internas para o despiste e intervenção precoce, mostram-se mais importantes que nunca.

Conhece o estado psicológico da cada colaborador da sua empresa? Se não conhece, recomendamos que procure fazê-lo.

Intolerância e Baixa Flexibilidade do Consumidor Final

À medida que as expectativas dos consumidores evoluem, observa-se uma crescente procura por produtos e serviços que atendam a padrões elevados de qualidade e personalização - nem sempre a par com o preço.

A crescente exigência de qualidade de serviço pelo consumidor, mostra tolerância mínima ao serviço aquém das expectativas... O conceito de expertise deixa assim de estar ligado à exclusividade, passando a ser uma característica expectável em qualquer segmento.

Custo Por Contratação

Um colaborador com salário base de 1.000 euros, representa um custo mensal para a empresa que oscila entre 1.600 e 1.700 euros – o que implica um acréscimo mínimo de 50% ao salário base proposto.

Esses custos englobam não só os subsídios obrigatórios, mas também encargos de TSU, seguros e outros custos indiretos (como formação profissional, medicina do trabalho e despesas de higiene e segurança).

O aumento dos custos laborais portugueses reforçam a necessidade estratégica de investir na correta seleção de cada elemento e na monitorização apertada da performance individual e coletiva da sua equipa.